Em um dos meus posts, eu já havia falado um pouco do fígado e de como sua alteração como ocasionar sintomas neurológicos nos pacientes. Para não dar ponto sem nó, é importante que não nos esqueçamos de um órgão anexo ao fígado: a vesícula biliar.
quarta-feira, 23 de abril de 2014
sexta-feira, 18 de abril de 2014
A osteopatia no tratamento da cefaleia do tipo tensional
Eu já escrevi aqui no blog falando de que forma que a osteopatia enxerga e trata a cefaleia congestiva e circulatória. E quanto aos outros tipos de dor de cabeça? Será que a osteopatia também pode ajudar a resolver os sintomas. Quando se fala em cefaleia, uma das primeiras que vem à mente é a do tipo tensional.
A cefaleia do tipo tensional (CTT) é a mais comum das dores de cabeça segundo a classificação da International Headache Society. A dor costuma ser de leve a moderada com sensação de pressão no pescoço, nuca e região frontal da cabeça. Esses sintomas costumam demorar entre 30 minutos a até vários dias. A dor de cabeça tensional pode ser dividida em episódica e crônica. Esta é quando a cefaleia se apresenta quase que diariamente e aquela quando ocorre no máximo 15 dias no mês. De qualquer forma, tanto uma quanto outra apresenta um quadro debilitante muito importante tendo repercussões na qualidade de vida, afetando as relações pessoais e profissionais e as atividades de vida diária de quem sofre desse mal.
quarta-feira, 2 de abril de 2014
As manipulações da osteopatia colocam a vértebra no lugar?
Depois
de um relativamente longo período sem postagens no blog, consegui finalmente
arranjar um tempo para escrever mais um artigo e falar de algo que é bastante
comum de ouvir de pacientes e, até, profissionais da saúde. É a famosa frase:
"colocar a coluna no lugar". Seria possível com uma técnica de
manipulação de alta velocidade - ou thrust
(estalar a articulação) - conseguir encaixar uma vértebra que estava mal
alinhada? Isso é realmente possível? E se for possível, não poderia trazer
riscos ao paciente?
Assinar:
Postagens
(
Atom
)