quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Estudos sobre os efeitos da osteopatia visceral - Parte I

Como destacado no post anterior, mencionei o fato de o osteopata conseguir interagir com o sistema nervoso autônomo através das manipulações vertebrais haja vista que a cadeia látero-vertebral (onde estão os gânglios simpáticos) está próxima às vértebras. Sendo assim, apresento um estudo de Bolton e Budgell (2012) no qual os autores fazem um levantamento de artigos que relatam a influência das manipulações vertebrais nas funções cardíacas, pulmonares, gastro-intestinais e ginécológicas.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A osteopatia como tratamento das disfunções viscerais

"(...) cabe salientar que o osteopata é capaz de melhorar a função visceral através das intervenções citadas. De maneira alguma substitui a função e avaliação de um médico, principalmente, quando uma patologia já se encontra instalada. Um bom profissional sabe diferenciar quando sua atuação se faz necessária e quando é imperativo que se encaminhe para o profissional adequado. É através de um atendimento multidisciplinar que se consegue a cura do paciente."


domingo, 29 de setembro de 2013

Manipulação vs mobilização: existe diferença em sua eficácia?

Para a maioria das pessoas que ouve falar da osteopatia, o estralar das articulações é a primeira imagem que lhe vem à cabeça. Mas será que é justo associar apenas as manipulações (thrusts) à osteopatia? Antes de tudo, o que seriam manipulações e mobilizações? Elas teriam o mesmo significado prático?

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Conceitos osteopáticos e vertigens de origem cervical

"(...) vamos analisar um sintoma bastante comum nos pacientes: as tonturas. Provavelmente, você conheça alguém que tem tonturas e já procurou inúmeros profissionais que fizeram vários exames e nada foi constatado… A culpada pode ser a coluna cervical."

sexta-feira, 19 de julho de 2013

A osteopatia como tratamento eficaz das lombalgias

"(...) a osteopatia se mostrou mais eficaz nos pacientes com dor lombar crônica de alta intensidade além de melhorar a função da coluna. Mas, obviamente, é visível a capacidade da osteopatia em aliviar as dores lombares independente se são de média ou alta intensidade."

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Qual é a culpa do diafragma na sua dor nas costas?

"O diafragma é um importante estabilizador do tronco. Ele é ativado quando carregamos pesos, fazendo que toda a musculatura estabilizadora de tronco (abdominais e músculos profundos da coluna) se contraia e diminua a carga sobre a coluna lombar. A partir do momento em que ele é exigido demasiadamente seja com uma frequência respiratória alta ou o ato de carregar pesos por tempos prolongados, o diafragma entra em fadiga prejudicando a mecânica da coluna lombar e, assim, sendo uma possível causa da lombalgia."